Oportunidade

sexta-feira, 31 de julho de 2009

Estados Unidos tentam montar base militar no Brasil

Presença militar também no Brasil - Nos últimos anos, os norte-americanos e seus organismos de segurança e inteligência tem tentado instalar bases no chamado Cone Sul, mais exatamente na Tríplice Fronteira entre o Brasil, Argentina e Paraguai.
e eles tentam montá-las ou ter uma presença militar também no Brasil e na Argentina.
Mais aqui

OLHANDO E RESUMINDO

NOVELA SENADO-SARNEY
Ao assistirmos o capítulo de ontem da novela Senado-Sarney, em que Lula (agora) parece estar desembarcando dessa canoa furada, vemos que é chegado o momento de soltar aquele grito da garganta que ecoou no Maracanã em 2007. É hora de vaiar Lula de novo. O presidente parece não se dar conta da existência da opinião pública. Protagonizou até ontem cenas inadmissíveis de defesa do (indefensável): o presidente do Senado. Pela causa, expôs o PT ao achincalhe e sugeriu uma leve mordaça às investigações do Ministério Público. mAIS aQUI

NIVELAR POR BAIXO

...negociar uma saída em que, entre mortos e feridos, todos se salvem.

...se todos cometem um crime, ele deixa de ser crime. Neste contexto, quem não se salvará será a instituição do Congresso, infelizmente. mAIS aQUI


REVOLUÇÃO E CORAGEM

...se o Sarney caísse, não mudaria nada. Eu digo: se o Lula caísse, não mudaria nada. Se ele fosse para um terceiro mandato, não mudaria nada. Cá entre nós, se Brasília fosse dizimada pela gripe H1N1 e tivéssemos que eleger novos representantes, ainda assim não mudaria nada. Isso porque os políticos de Brasília só fazem nos representar. Eles representam nossa complacência com o sofrimento alheio. Eles representam nosso egoísmo. Eles representam esse auê aqui embaixo. Representam essa mistura de gente interessada com gente querendo simplesmente aparecer. mAIS aQUI

FRASE DA SEMANA
" O BRASIL É UM PAÍS GEOMÉTRICO....TEM PROBLEMAS ANGULARES,DISCUTIDOS EM MESAS REDONDAS, POR UM MONTE DE BESTAS QUADRADAS"... aqui

RAIO-X
O Brasil inteiro, hoje sabe que a pobreza e o atraso do Estado do Maranhão, têm um responsável: Sarney. Uma rápida comparação, constata-se que o alto padrão, os bens de sua família, são bem diferentes da maioria dos maranhenses, que vivem na pobreza total (em miséria). mAIS aQUI

ESTRATÉGIA


Em Brasília, o senador Sarney colocou uma equipe de jornalistas de prontidão (pagos a preço de ouro), para filtrarem as notícias contrarias, e transformá-las em noticias positivas para ele. mAIS aQUI

FORÇAS AMERICANAS NA COLÔMBIA


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se posicionou de forma contrária ao aumento das forças norte-americanas na Colômbia, citando a soberania dos países da região. Ele também considera necessária uma conversa com o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, sobre a Quarta Frota da Marinha Americana no Atlântico. mAIS aQUI

SOMENTE PARA POLÍTICO


Segundo o BNB, o valor foi calculado pela própria TV em abril daquele ano. Em 1997, a TV Mirante obteve dois empréstimos no BNB, referenciados em dólar, no valor de US$ 2,85 milhões.
Continua aqui

quinta-feira, 30 de julho de 2009

Entrevista Com Edivaldo Holanda No Blog!




Dando continuidade a série de entrevistas com os líderes das oposições ao grupo Sarney, o blog publica, hoje, entrevista com o presidente do Partido Trabalhista Cristão (PTC), deputado estadual Edivaldo Holanda.

Um dos deputados mais atuantes da Assembléia Legislativa, ex-líder do governo Jackson Lago, Edivaldo Holanda é um experiente político maranhense tendo sido, inclusive, deputado federal constituinte. Nesta entrevista concedida com exclusividade ao nosso blog, o deputado petecista fala sobre a sua atuação na Assembléia, governo Roseana, eleições 2010 e os planos do PTC para o futuro. A seguir, a íntegra da entrevista.
"Esse governo - que não é legítimo porque não nasceu das urnas – não tem planos, não tem rumo, não tem foco. Ainda não disse a que veio."


Edvaldo Holanda é um dos Deputados mais atuantes na Assembléia Legislativa do Maranhão
Como o senhor avalia o momento político atual para as oposições ao grupo Sarney?
Melhor do que 2006. A Governadora recebeu um mandato direto do TSE e não tem sequer um plano de trabalho, além do forte desgaste causado pelas denúncias contra o Presidente do Senado – seu Pai. Isto atinge diretamente, seja Roseana candidata, seja alguém do seu grupo. Tanto que, desesperadamente, criam factóides sobre o governo passado, numa tentativa vã de desgastar o grupo político de oposição. Instalaram um verdadeiro estado policial comandado pelo Ricardo [Murad, secretário de Saúde], Cutrim [Raimundo Cutrim, secretário de Segurança] e o Procurador Lobo [Procurador-Geral do Estado, Marcos Lobo]que chega-nos a lembrar da velha gestapo, a polícia política de Hitler. Então, o tempo vai clarear aos olhos do povo a verdade e a verdade prevalecerá.

O senhor acredita, então, que as oposições têm chances concretas de uma vitória em 2010 contra a candidatura do grupo Sarney?
Sim. O quadro das oposições é melhor e tem credibilidade. Líderes como Zé Reinaldo, Jackson Lago, Roberto Rocha, Castelo, Madeira, Marcelo Tavares, Flávio Dino e tantos outros, tem voto, experiência e crédito que levarão o povo a uma nova vitória.

Mas o governo Roseana Sarney tem anunciado pacotes de "benfeitorias" a todo instante. Isso não ajuda eleitoralmente?

EH: É tudo farsa. Qual a benfeitoria concreta que esse governo tem feito para o povo? Fechar escola para abrir cadeia? Privatizar hospitais e laboratórios para entregar esses serviços essências de saúde publica aos amigos e apaniguados? Negar remédios essenciais a saúde da população? Fazer obras e compras sem licitação? Mandar tirar o nome da governadora do prédio do Tribunal de Contas do Estado ao saber que haveria uma decisão judicial, obrigando-a a isso? Como se vê, esse pacote de "benfeitorias" não passa de factóide, com fins eleitoreiros.

Em entrevista a este blog, o doutor Manoel Carlos Bordalo, especialista em petroquímica, fez contundentes críticas à forma como estão sendo anunciadas os benefícios ao Maranhão por conta da construção da Refinaria Premium. Não seria prudente a participação da Assembleia Legislativa nessa discussão?
EH: Com certeza. A Assembléia Legislativa é o foro adequado para a discussão de todos os problemas que envolve o desenvolvimento do Estado. A instalação da Refinaria Premium, no Maranhão, sem dúvida, é um grande ganho para o Estado. Contudo, é necessário que o povo conheça os detalhes desse grande investimento e as vantagens que advirão dele. Agora, em agosto, no reinício dos trabalhos legislativos, vou propor uma Audiência Pública para que o povo conheça os detalhes desse investimento.
Segundo entrevista do Prof. Manoel Carlos, concedida ao seu blog, temos que ter cautela, pois a tal refinaria pode ser até mais um engodo desse governo, uma vez que no site oficial da Petrobrás até o ano de 2.020, nada existe em referência a tal refinaria, o que é muito estranho para um projeto de tamanha magnitude.

O senhor tem se destacado como líder da oposição na Assembléia Legislativa. Qual a avaliação que o senhor faz do governo Roseana Sarney até aqui?
EH: A avaliação que faço do governo, pode ser medida pelas denuncias que tenho levado da tribuna da Casa . Basta consultar os anais para constatar o número de pronunciamentos feitos e de requerimentos encaminhados denunciando falcatruas, fraudes, e desvio de conduta desse governo. Nesse ultimo período legislativo, não houve sessão em que não estivesse encaminhando pedido de informações de atos do governo, cobrando, sugerindo, enfim, permanentemente fiscalizando na defesa dos interesses do povo. Portanto avalio que esse governo - que não é legítimo porque não nasceu das urnas – não tem planos, não tem rumo, não tem foco. Ainda não disse a que veio.

O presidente estadual do PSDB, deputado Roberto Rocha, admitiu em recente entrevista ao JP que os tucanos terão candidato próprio em 2010. O PDT, ao que tudo indica, lançará o governador Jackson Lago e PC do B apresentou o nome do deputado Flávio Dino para a disputa ao governo. Qual a sua avaliação desse quadro, ou seja, é melhor haver uma ou várias candidaturas das oposições no primeiro turno das eleições de 2010?

EH: Como disse, as oposições estão unidas e o nosso grupo dispõe de grandes quadros. São quadros competentes e que estão colocados a disposição para as diversas opções que teremos em 2010. Quanto quem vai concorrer e quantos serão, só o tempo dirá. Em política se vive as circunstâncias do momento. No momento próprio o consenso indicará os melhores nomes. Contudo, ressalto a juventude e a experiência do Deputado Federal Roberto Rocha; as experiências dos ex-governadores Jackson Lago e José Reinaldo; a juventude de Flávio Dino – nomes que matam de inveja o outro lado. Um quadro desse eles estão longe de ter.

Na sua opinião, qual a importância que a eleição para o Senado Federal terá no pleito de 2010?
EH: A eleição para o Senado sempre teve grande importância no processo eleitoral. Em 2010, não será diferente. O nosso grupo, com certeza, comparecerá as eleições com nome de grande densidade eleitoral.

O senhor arriscaria algum nome?

EH: Temos, por exemplo, o ex-Governador José Reinaldo, grande líder político das oposições no Estado e
com larga experiência pública.


Quais os planos do PTC para o próximo ano?
EH: Disputar as eleições com uma boa Chapa de Deputado Federal e Deputado Estadual.

Deixe a sua mensagem para os leitores.
EH: A esperança não pode nunca acabar. Haveremos de vencer , com a força do Povo e pela Graça de Deus.

domingo, 19 de julho de 2009

Todos a favor de Sarney

"MAIS UM FACTÓIDE"
O pessoal falam muito bem, ...a Corregedoria acusou Roseana Sarney de improbidade administrativa. O processo foi remetido à Procuradoria Geral da República, que o enviou para o Ministério Público Estadual, o cassado Jackson Lago e seus aliados são aqui no Maranhão perseguidos de forma bondosa (aqui).
A governadora Roseana Sarney (PMDB) assinou decreto, no dia 10 de julho passado, que declara de utilidade pública, para fins de desapropriação, uma área de 20 km² em favor da Petrobras para a construção da Refinaria Premium, no município de Bacabeira.
Não teve nada disso, Tráfico de Influência, isso deve ser invenção de alguns Agenes da Polícia Federal contra Sarney (Aqui)
PODE SER MAIS UM ENGODO
um novo engodo de desenvolvimento industrial aos moldes de grandes projetos tipo o Consórcio Alumar e Vale. O pólo do Carajás previa desenvolvimento da região. E o que ocorreu? Nada, a não ser o fato de ter ficado com a melhor parte do porto do Itaqui. Nunca trouxe a siderúrgica...
Se, por exemplo, acessarmos o site da estatal, não encontraremos absolutamente nada sobre a Refinaria Premium. Algo estranho, já que estamos falando de um projeto de 20 bilhões de dólares(aqui).

sexta-feira, 17 de julho de 2009

Convite: Pizzaria do Senado


From: fernandaverillo@amarribo.org.br
To: fernandaverillo@amarribo.org.br









quarta-feira, 15 de julho de 2009

Imagem da instituição

É claro que o endeuzado magistrado e político tendo em suas práticas como as que vejos quase todos os dias, às claras que os fatos gritam nos ouvidos dos cidadãos brasileiros, se esses homens não são confiáveis, lá permanecem, comprometem a credibilidade dessas instituições. Quem vai querer cair nas mãos dessa gente? Sinceramente, peço todos os dias a Deus para não permitir que eu caia, jamais quero errar para chegar a ser julgado por essa gente que faz o errado ser certo e o povo grita e eles, insensíveis, parecem não estar nem aí. Tá geral, é comum o que se ouve, aquelas práticas que deveriam ser combatidas pelo poder judiciário, nos bastidores são bem acolhidas. O povo já sabe disso, somente a moçada mesmo, os jovens, as mulheres para ajudar este Brasil. Deus ilumine a todos nós e nossos caminhos.

As coisas ruins estão suplantando as boas ações

Gostaria de saber de algo bom feito pelo grupo Sarney após a ocupação do governo do Maranhão, poxa o que está acontecendo? Todo mundo contra o Sarney? Não, de jeito nenhum, o Lula o presidente da população brasileira, aquele que também não sabe de nada, não viu e ver nada, está fazendo de tudo para abafar tudo e ficar por isto mesmo, porque se não o prejeto eleitoral de 2010 irá de água a baixo sem o apoio de Sarney.
Leio os blogs vejo somente falar sobre Sarney, essa gente não mesmo o que fazer, deixa o Sarney em paz, deixem de ficar plantando situações, deixem de arquiterar contra o Sarney. Nada disso é verdade! Será? Políticos, como acreditar neles? Pra eles o que importa é ganhar! É muita coisa acumulada ao longo de anos, que suplantou as boas práticas sociais do político Sarney, é que o que interessa a seus opositores é acertar Sarney, Lula cairá e o seu projeto de 2010 ficará comprometido?

O jeitinho esperto do político

Vejamos a onda de irregularidades cometidas pelos nossos 'ilustres' políticos brasileiros. Antigamente eu pensava, pelo que ouvia dizer, e realmente ninguém tinha coragem de mexer com o Sarney, homem admirado inclusive acho que por todos, eu pelo menos, o admiro independente de questões políticas. Mas o que aconteceu que agora está vindo à tona essas coisas sobre 'personalidades' como Sarney, eu achava que ele era intocável. Penso que Lula deve estar com medo de Sarney cair na política, pois, assim, será um efeito dominó, quem não dependeu de Sarney? Realmente o homem é poderoso mesmo, conseguiu tirar um governo eleito pelo voto da população Maranhense e ao longo de sua história vem praticando essas coisas não tão diferentes do que ele combate contra os seus adversários e ainda assim, nada lhe acontece, e, assim, faz o povo pensar, que tanto o Senado como o judiciário está contaminado, com apadrinhamento, o chamado nepotismo cruzado, que se atreve a seguir a letra da lei? O que importa mesmo é se manter no poder, o resto é resto, ninguém se importa! Esse jeitinho malandro e esperto de certos políticos. Agora me lembro de um bate papo misterioso, assim fazia me pensar o internauta ao informar em tom de sigilo quem muito em breve eu começaria a ver na tv a sujeita dos 'ilustríssimos' políticos brasileiros...É isso ai!

terça-feira, 14 de julho de 2009

MP propõe parceria com o Sistema Senac/Senai

ACHEI MUITO INTERESSANTE A INICIATIVA DO MINISTÉRIO PÚBLICO DA MATÉRIA A SEGUIR:

O promotor de Justiça Domingos Eduardo da Silva, titular da 5ª Promotoria Criminal de Imperatriz, com atribuição na área de Execução Penal, se reuniu com os diretores do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) no município. No encontro, o promotor propôs a essas entidades que ofereçam cursos profissionalizantes aos detentos da Central de Custódia de Presos de Justiça (CCPJ). A proposta é estabelecer uma parceria nas atividades do projeto “O MP na execução penal”. “Os altos índices de reincidência criminal ocorrem porque os presos que saem dos presídios não possuem nenhuma via alternativa de empregabildade, devido a sua falta de instrução escolar e capacitação profissional”, avaliou Domingos Eduardo Silva. Segundo o promotor, 85% dos ex-detentos voltam a cometer crimes.
Redação: Coordenação de Comunicação (CCOM-MPMA)

sexta-feira, 10 de julho de 2009

A ONDA EM BOM JARDIM

COM INFORMAÇÕES DO BLOG DE DÉCIO SÁ

Prefeito de Bom Jardim pode ser cassado pelo TRE

Está marcado para hoje à tarde no TRE o julgamento do processo 222/08 que pode resultar na cassação do mandato do prefeito de Bom Jardim, Roque Portela (PSB). O relator do caso, denominado Recurso contra Expedição de Diploma, é o juiz Carlos Santana. Se o prefeito for cassado, assume o segundo colocado Beto Rocha (PMN).
A eleição em Bom Jardim foi uma das mais pitorescas do Maranhão. Começou com os candidatos apresentando à Justiça Eleitoral declaração de bens milionárias. O empresário Beto Rocha, por exemplo, declarou possuir R$ 14,195 milhões em patrimônio. Só duas de suas fazendas e um apartamento foram avaliados em R$ 13 milhões. Ele declarou mais de R$ 1 milhão em veículos (BMW, Land Rover, L-200, Celta e Saveiro). Reveja aqui.
Acontece que agora, ao responder a uma consulta do deputado federal Carlos Alberto de Sousa Rosado (DEM-RN), o TSE, por unanimidade, mudou seu entendimento. Para o tribunal, candidato que tenha assumido a prefeitura no passado por qualquer motivo significa ter sido titular do cargo não podendo, portanto, disputar a prefeitura por duas vezes subsequentes. É justamente o caso de Roque Portela.
“O relator, ministro Ricardo Lewandowski, respondeu que ’seja qual for a circunstância que conduz à assunção da titularidade do Poder Executivo, ou por qualquer lapso temporal que ocorra, isso configura o exercício de mandato. Em havendo eleição subseqüente para este cargo ficará caracterizada como reeleição’. Todos os demais ministros acompanharam o voto do relator”, informa o TSE (veja aqui).
TRE adia julgamento do prefeito de Bom Jardim e mantém Zemar Dutra na Prefeitura de Santa Luzia
Um pedido de vistas do juiz José Joaquim Figueiredo dos Anjos adiou para agosto o julgamento do processo de cassação do diploma do prefeito de Bom Jardim, Roque Portela (PSB). O caso começou a ser analisado nesta quinta-feira pelo TRE. O socialista é acusado de participar, em 2008, da segunda reeleição, fato proibido pela legislação eleitoral (leia post abaixo).
O julgamento foi interrompido quando Portela já tinha dois votos favoráveis a sua manutenção no cargo: dos juízes Megbel Abdalla e Carlos Santana. Eles seguiram entendimento da defesa do socialista e da procuradora eleitoral Carolina da Hora no sentido que o TRE não poderia decidir uma questão ainda em discussão no TSE. “Uma Corte inferior não pode julgar um caso em análise na Corte superior”, argumentou o advogado José Antonio Almeida.
O TRE analisava um Recurso contra Expedição de Diploma (RCED). Ação no mesmo sentido tramita no TSE. Por isso, Megbel e Carlos Santana, entenderam que o RCED ajuizado perante o tribunal maranhense não deveria ser conhecido. Após esses votos, José Joaquim pediu vistas do processo.
Apesar de ter pedido o não reconhecimento do recurso, a procuradora defendeu que no mérito da questão o socialista deveria ser cassado por ter participado da segunda eleição seguida ao assumir a Prefeitura de Bom Jardim, entre 28 e 31 de maio de 2000, no lugar do então prefeito Manoel Gralhada (PSDB). Gralhada havia sido cassado pela Justiça Eleitoral na ocasião, mas reassumiu o cargo em seguida. Portela se elegeu prefeito em 2004 e em 2008 teria conquistado a “segunda” reeleição.
José Antonio Almeida argumentou que naquela ocasião ele não praticou efetivamente nenhum ato como gestor do município. “Apenas enviou ofício ao Banco do Brasil comuicando ter sido declarado prefeito”, defendeu. “Esse fato (assinar ofício) mostra que ele exerceu o mandato”, analisou Carolina da Hora. O caso só voltará a julgamento em agosto. O prefeito e o segundo colocado Beto Rocha (PMN) assistiram a sessão no plenário. Portela (ao centro na foto) levou os vereadores de sua base de sustentação na cidade para acompanhar o julgamento.
Outros casos
Ainda na sessão desta quinta-feira o tribunal analisou mais dois casos de destaque. Por unanimidade, os juízes indeferiram recurso através do qual o candidato Márcio Rodrigues (PDT) queria assumir a Prefeitura de Santa Luzia, hoje comandada por Ilzemar Dutra, o Zemar (PPS). O pedetista venceu a eleição em outubro passado em substituição ao pai, o ex-deputado Oséas Rodrigues (PDT). No entanto, essa substituição foi realizada fora do prazo estabelecido pela legislação. Acabou cassado. A decisão de hoje foi mais uma pá de cal em suas pretensões.
A Corte também anulou sentença do juiz de Araioses que, julgando antecipadamente um processo de cassação, havia absolvido a prefeita Luciana Trinta (PSDB). O magistrado agora vai ter de instruir a ação, ouvir as testemunhas e proferir nova sentença. O ex-deputado Remi Trinta, marido da tucana, assistiu ao julgamento.
Na terça-feira passada, o TRE nem conheceu denúncia da candidata derrotada em Arari, Maria Alves, a Simplesmente Maria (PMDB), contra o prefeito Leão Santos (PSDB). Motivo: a ação dela foi ajuizada fora do prazo. Os juízes suspenderam ainda naquele dia o repasse dos recursos do Fundo Partidário do PHS, PCO, PMN, PSOL, PSTU e PTN porque esses partidos não prestaram contas do dinheiro recebido ano passado.

Câmara libera campanha na internet para políticos

NA ÍNTEGRA INFORMAÇÕES DO BLOG DO DÉCIO SÁ


Câmara libera campanha na internet para políticos; projeto de Flávio Dino mantém censura à imprensa

Não podemos sair do reino do não pode nada para o vale-tudo. Os casos polêmicos serão decididos pela Justiça Eleitoral.Deputado Flávio Dino (PCdoB-MA)

A internet é território livre, anárquico, sem Estado. As sanções aos provedores resultarão em censura dos conteúdos.Deputado Miro Teixeira (PDT-RJ)

Brasília - A Câmara dos Deputados aprovou, na tarde desta quarta-feira o projeto de lei que trata da reforma eleitoral. Entre as mudanças do substitutivo de Flávio Dino (PCdoB-MA), está a liberação geral da internet nas campanhas, com algumas regras de proteção dos candidatos, dos partidos e da sociedade. Até agora, a campanha só podia ser feita nos sites oficiais dos candidatos, mantidos pelas coligações. Porém, foram incluídas regras polêmicas que, na opinião de parlamentares, poderão cercear a livre manifestação de pensamento.
A principal crítica ao projeto é o fato de que são aplicadas aos sites e provedores de internet as mesmas regras válidas para TV e rádios, que são concessões públicas. A propaganda eleitoral paga na internet foi vedada. No caso de debates com os candidatos, durante os três meses da campanha - e também no uso de trucagem, montagem de vídeo e veiculação de informações de candidatos - o texto remete às regras vigentes hoje para TVs e rádios. Os deputados aprovaram também a doação de pessoa física pela internet, inclusive por cartão de crédito. O doador terá que ser identificado.
- O jornalismo foi e sempre será permitido. As charges estão permitidas. A gente tem que pensar com base no normal e não no excepcional, e os casos polêmicos serão decididos pela Justiça Eleitoral. Temos algumas restrições porque temos que ter um mínimo de cuidado para evitar os crimes eleitorais. Não podemos sair do reino do não pode nada para o reino do vale-tudo - argumenta Dino. - É importante o direito de resposta para que o eleitor possa escolher melhor seus candidatos. E é democrático garantir a participação de todos os candidatos nos debates.
O presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), também defendeu o uso da internet já nas eleições de 2010. Ele acrescentou que é importante que a questão seja disciplinada diante da realidade do volume de eleitores que tem acesso à mídia.
- A internet será uma ferramenta fundamental nas próximas eleições porque hoje muitas questões de publicidade e propaganda eleitoral estão proibidas - afirmou.
Liberdade ameaçada
Segundo o deputado ACM Neto (DEM-BA), a maior preocupação ao fixar regras para a internet não é em relação aos grandes portais e provedores de internet nacionais, e sim com alguns portais regionais. ACM Neto disse que muitos desses sites regionais vivem basicamente de propagandas de governos estaduais e municipais. E são muito acessados por pessoas que são formadoras de opinião.
O deputado Miro Teixeira (PDT-RJ) criticou o texto e disse esperar que ele seja modificado no Senado. Para Miro, ao impor multas e sanções aos provedores de conteúdo de internet que hospedam a divulgação de propaganda eleitoral, a lei, na prática, induz à censura desses conteúdos pelos próprios provedores. Eles serão responsabilizados, por exemplo, se um internauta fizer críticas ou campanha a favor ou contra um determinado candidato. O projeto diz que os provedores terão que retirar o conteúdo considerado propaganda irregular 24 horas após a notificação da Justiça Eleitoral, ou estarão sujeitos às penalidades previstas em lei.
- A internet é território livre, anárquico, sem Estado. As sanções aos provedores resultarão em censura dos conteúdos.
A parte do projeto que trata da internet veda a veiculação, ainda que de forma gratuita, de qualquer tipo de propaganda eleitoral em sites de pessoas jurídicas com ou sem fins lucrativos, sites oficiais ou hospedados por órgãos ou entidades da administração pública direta ou indireta da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios. Quem descumprir pode ser multado, com valores que variam de R$ 5 mil a R$ 30 mil. Estabelece também mecanismo anti-spam para que o cidadão que não queira receber a mensagem tenha seu nome excluído da lista. Leia mais aqui.

Veja o que preparamos pra você !



Acreditar na vitória é um dom de quem NASCEU para VENCER!
 



 



Date: Thu, 9 Jul 2009 23:54:58 +0000
To: locutorc@yahoo.com.br
Subject: Veja o que preparamos pra você !
From: contato@inkprinter.com.br









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quinta-feira, 9 de julho de 2009

A internet mais restrita nas eleições no Brasil

NA ÍNTEGRA COM INFORMAÇÕES DO BLOG DO FERNANDO RODRIGUES

12h04 - 09/07/2009

Saiba como a nova lei eleitoral prejudica o livre uso da internet na política brasileira
A Câmara aprovou ontem (8.jul.2009) um projeto de lei eleitoral que contém muitas restrições ao livre uso da internet na política. Trata-se também de um claro atentado à liberdade de expressão no país. Saio excepcionalmente das férias para comentar.
A lei ainda precisa ser aprovada pelo Senado até setembro para ter validade na eleição de 2010. Ou seja, em tese, ainda há tempo de corrigir as aberrações que podem ser introduzidas na web brasileira –contrariando o que se faz de mais moderno nos países desenvolvidos: liberar completamente a internet.

Os deputados fizeram um bom serviço vendendo para parte da mídia e idéia de que vão “liberar” o uso da internet na política. Aqui e aqui, as reportagens oficiais da Câmara. É uma inverdade afirmar que haverá liberação.

Os deputados equipararam a internet às emissoras de rádio e de TV. Quase tudo ficará restrito.

Vale também registrar que a atual legislação geral já contém o maior dos absurdos: proibir que qualquer ser humano se declare candidato antes de 5 de julho do ano da eleição. No Brasil, antes dessa data, não se pode fazer campanha, arrecadar fundos, nada. Nos EUA, como comparação, Barack Obama e seus adversários ficaram quase 2 anos em campanha.

A seguir, material publicado hoje pela Folha (reportagem completa aqui, para assinantes) resumindo como será a “jabuticaba” digital que os congressistas estão preparando para a política brasileira em 2010.

A internet mais restrita nas eleições no Brasil

Produção de conteúdo, jornalístico ou não, em sites, blogs etc.:
Como é hoje: há algumas restrições, mas mais liberdade em relação às normas do rádio e da TV. Debates, por exemplo, não são proibidos pela lei na internet.
Como pode ficar: a internet passa a ser considerada igual a emissoras de rádio e de TV. As mesmas regras serão integralmente aplicadas para “provedores de conteúdo e de serviços multimídia, bem como às empresas de comunicação social na Internet, nos conteúdos disponibilizados em suas páginas eletrônicas”.
Debates, antes não regulados para a internet, passam a ser autorizados apenas quando “assegurada a participação de candidatos dos partidos com representação na Câmara dos Deputados e facultada a dos demais”. Ou seja, é necessário que todos os candidatos concordem em participar para viabilizar o encontro (na realidade, a nova lei fala em 2 terços dos candidatos, o que não ajuda muita coisa em se tratando de internet).
Obs.: segundo o relator do projeto, Flávio Dino (PC do B-MA), sua intenção seria apenas a de aplicar essas regras restritivas aos grandes portais, blogs e sites com finalidade comercial. Mas como os sites e blogs de pessoas físicas, sem fins lucrativos, estão hospedados em provedores e portais comerciais, a distinção e a fiscalização ficam quase impossíveis.

Doação por meio da internet
Como é hoje: tema não está regulado, mas no entendimento do presidente do TSE, Carlos Ayres Britto, a lei 9.504, de 1997, já contempla essa modalidade de doação em seu artigo 23, pois no parágrafo 4º estão descritas como as “doações de recursos financeiros” poderão ser efetuadas diretamente na conta bancária de campanha aberta pelos políticos com essa finalidade única. No inciso 1 desse parágrafo está escrito que as doações podem ser por meio de “cheques cruzados e nominais ou transferência eletrônica de depósitos”.
Na internet, doações por meio de cartões de débito ou crédito equivalem a “transferência eletrônica de depósitos”. O dinheiro vai diretamente para a conta bancária do candidato. O recibo da operação, exigido por lei, é o extrato bancário do candidato que vai identificar com nome, CPF e número do cartão quem foi o depositante de cada valor.
Essa modalidade de financiamento não foi usada por duas razões principais até agora: a) nenhum candidato apresentou esse tipo de proposta exatamente como descrito acima aos 27 TREs ou ao TSE e b) a Justiça Eleitoral foi conservadora e não se antecipou para regular o assunto.
Como pode ficar: a nova lei torna explícita a possibilidade de políticos receberem doações por meio da internet durante as campanhas. Essa modalidade não é extensível aos partidos políticos e a períodos não eleitorais.
Obs.: bem intencionada, a decisão dos deputados é tautológica. A lei atual já permite as doações, desde que o sistema montado pelos candidatos interessados seja claro e seguro o suficiente para garantir a identificação de todos os doadores que fizerem transferência de recursos pela internet.

Propaganda na internet
Como é hoje: é proibida, em todas as suas formas, exceto no site do próprio candidato.
Como pode ficar: continuará sendo proibido comprar espaços publicitários em portais, sites, blogs, redes de relacionamento etc. Mas será aceitável, apenas a partir de 5 de julho do ano da eleição, que o próprio candidato faça propaganda em seu site (cujo registro terá de ser comunicado à Justiça Eleitoral) que terá necessariamente de estar hospedado em “provedor de serviço de Internet estabelecido no país”.
Também está autorizado esse tipo de propaganda (desde que gratuita) em sites de partidos e coligações (sempre comunicando previamente à Justiça Eleitoral), “por meio de mensagem eletrônica para endereços cadastrados gratuitamente pelo candidato” e “por meio de blogs, redes sociais, sítios de mensagens instantâneas e assemelhados de candidatos, partidos ou coligações ou de iniciativa de qualquer pessoa natural”.
Obs.: o problema é que essa propaganda fica toda sujeita às mesmas regras da propaganda eleitoral em rádio e TV. Há severas punições para os sites, blogs etc. que forem alvo de ações por parte de políticos que se sintam ofendidos, como está descrito no item a seguir, sobre “direito de resposta”.

Direito de resposta
Como é hoje: como em qualquer outro meio. Quando alguém se sente ofendido, busca reparação diretamente no site responsável ou vai à Justiça. Pela sua agilidade, a internet tem a tendência de publicar as reparações com mais rapidez.
Como pode ficar: a lei passa a determinar, de maneira bem rigorosa, que internet também fica sujeita à modalidade de direito de resposta política. Esses processos são julgados rapidamente, por determinação legal. Portais, sites, blogs e outros meios na internet ficam obrigados a divulgar a mensagem do político “no mesmo veículo, espaço, local, página eletrônica, tamanho, caracteres e outros elementos de realce usados na ofensa, em até quarenta e oito horas após a entrega da mídia física com a resposta do ofendido”.
Mais dois detalhes restritivos: “A resposta ficará disponível para acesso pelos usuários do serviço de Internet pelo tempo não inferior ao dobro em que esteve disponível a mensagem considerada ofensiva” e “os custos de veiculação da resposta correrão por conta do responsável pela propaganda original”.
Obs.: essas medidas terão grande efeito inibidor da liberdade de expressão na internet, cuja característica principal é o caráter pessoal e irreverente de blogs e sites pessoas físicas. O relator do projeto, Flávio Dino (PC do B-MA), disse estar tentando diferenciar o sites e portais comerciais da imensa maioria da comunidade na internet que apenas usa a rede para expressar opiniões pessoais. Mas como todos os sites e blogs estão hospedados em provedores comerciais, essa distinção e fiscalização se tornam quase impossíveis.

Blogs, redes de relacionamento social etc.
Como é hoje: é proibido ao candidato ter esse tipo de ferramenta em sua campanha. Pessoas físicas também estão proibidas de fazer campanha pelos políticos.
Como pode ficar: foi difundida a tese de que tudo seria liberado. Não é verdade. Na prática, como vão valer as regras do rádio e da TV para a internet, qualquer pessoa corre o risco de ver interditado seu site, blog ou comunidade em redes de relacionamento se algum político se sentir ofendido. Por exemplo, a proposta de lei proíbe o uso de “recurso de áudio ou vídeo que, de qualquer forma, degradem ou ridicularizem candidato, partido ou coligação”. Também está proibido “dar tratamento privilegiado a candidato, partido ou coligação”.
Obs.: será impossível haver liberdade de expressão e informação para os milhares de blogs e sites se for necessário evitar humor que possa eventualmente “ridicularizar” algum político. Também não será possível fazer um blog a favor de um candidato se a lei proibir “dar tratamento privilegiado a candidato, partido ou coligação”.

quarta-feira, 8 de julho de 2009

TÍTULO DE ELEITOR PODE SER TIRADO VIA INTERNET

da Folhapressextraído na Folha de Pernambuco


Os eleitores de todo o País poderão solicitar o título, pedir a transferência de domicílio e fazer a revisão de seus dados eleitorais pela internet a partir do fim de agosto. A medida está prevista no cronograma de implantação do projeto Título Net do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). As informações são da Agência Brasil.
Segundo o Tribunal, o novo sistema começou a ser implantado ontem em Rondônia. Na Paraíba, a previsão é de que o projeto esteja operando na próxima semana. Ainda no mês de julho, o sistema deve ser implantado em São Paulo, no Paraná e no Distrito Federal.
Com o novo procedimento de solicitação de título de eleitor, o cidadão deverá preencher o formulário virtual no endereço eletrônico do TSE e depois comparecer a uma unidade de atendimento da Justiça Eleitoral com o documento de identificação e comprovante de residência, para efetivar o cadastro e retirar o título.
O projeto foi testado em caráter experimental pelos eleitores do Distrito Federal em 2008. Com o novo sistema, o TSE estima que o atendimento aos cidadãos será mais ágil e confiável.

RICARDO DE VOLTA AO TRABALHO

Achei interessante, e não deixei de rir pelo título e pelo conteúdo, vale a pena ler

do blog de Ricardo Santos

http://ricardosantoscontraponto.blogspot.com/2009/07/ricardo-murad-de-volta-ao-seu-antigo.html

FW: Abaixo-assinado eletrônico pedindo a cassação para Sarney

Acreditar na vitória é um dom de quem NASCEU para VENCER!
  



Subject: Abaixo-assinado eletrônico pedindo a cassação para Sarney
Date: Fri, 26 Jun 2009 18:45:13 -0300
From: fernandaverillo@amarribo.org.br
To: fernandaverillo@amarribo.org.br

 

 

A Transparência Capixaba acaba de abrir um abaixo-assinado eletrônico pedindo a cassação para Sarney, outros senadores, punição para servidores envolvidos e outras mudanças no Senado Federal.

 

O Link:

 http://www.manifestolivre.com.br/ml/assinaturas.aspx?manifesto=forasarney

 

O texto do abaixo-assinado:

A nação estarrecida assiste de forma contínua, desde 2007, o Senado Federal

envolto em um verdadeiro mar de desperdício de recursos públicos, de atos de

improbidade administrativa e de corrupção, além de vários outros privilégios e

formas de uso do patrimônio público para benefícios privados.

 

Quando poderíamos pensar que já havíamos visto de tudo na supostamente augusta casa da política brasileira, aparecem os já famosos atos secretos

administrativos. O cúmulo da ilegalidade surge diante dos cidadãos.

 

Esqueceram, por completo, "Suas Augustas Excelências" dos princípios constitucionais da administração pública da impessoalidade, da moralidade e

da publicidade.

 

Não é mais possível postergar um trabalho de depuração da corrupção - aqui no

sentido de degeneração - dessa Casa de Leis. Deve haver um limite para as barbaridades cometidas e permitidas pelo silêncio dos cúmplices senadores que, sem se mover para abrir processo por quebra de ética e decoro parlamentar, ficam apenas a cobrar medidas em discursos para aparecer na imprensa e na TV Senado. Chega de embromação. Chega de postergação. Chega de se acharem superiores e inatacáveis.

 

Diante de tamanho escândalo, a Transparência Capixaba propõe:

 

1 – Afastamento imediato do Presidente do Senado Federal, Sr. José Sarney, e dos senadores que assinaram os atos secretos;

 

2 – Abertura de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar todas as ilegalidades cometidas no Senado Federal desde 1988;

 

3 - Afastamento imediato da atual Mesa Diretora e de quaisquer comissões do

Senado Federal, assim como de qualquer senador envolvido na edição dos atos secretos;

 

4 - A divulgação e o imediato cancelamento de todos os atos secretos editados. Os

atos devem ser publicados com os nomes de todos os que os assinaram e

qualquer correspondência (em papel ou meio eletrônico) que tenha lhes dado

origem;

 

5 - A abertura de processo por quebra de decoro parlamentar contra todos os

senadores envolvidos na edição dos atos secretos, com pedido de cassação dos

mesmos;

 

6 - A criação de uma Comissão de Ética Pública no Senado Federal. Essa Comissão, que deverá contar com a participação de entidades da sociedade civil, como a ABI, CNBB, MCCE, OAB, Transparência Brasil e Amarribo, entre outras, terá como finalidade o acompanhamento do trabalho de investigação dos atos secretos e de todas as medidas administrativas tomadas pelo Senado daqui em diante.

 

7 - Instalação do Portal de Transparência do Senado Federal em, no máximo,

seis meses, com todas as informações necessárias ao acompanhamento dos

trabalhos da Casa, de acordo com o projeto aprovado recentemente pela Câmara

dos Deputados e já sancionado pelo Presidente Lula, de autoria do ex-Senador

João Capiberibe (PSB).

 

8 - Redução imediata das diretorias do Senado Federal para um máximo de

18, ou seja, dez por cento das 181 diretorias existentes.

 

9 - Redução imediata de 50% dos cargos comissionados existentes no Senado

Federal. Caso seja necessário, podem ser criadas funções gratificadas para os

servidores concursados da Casa ocuparem funções essenciais que ficarem

vagas. Essas funções teriam tempo definido de duração de, no máximo, um ano

e seriam, automaticamente, extintas com a realização de concurso público para

preenchimento das funções comissionadas extintas. A criação dessas funções

gratificadas deve ser acompanhada pela Comissão de Ética sugerida no item 4.

 

10 - Até o final de 2009 redução de mais de 60% dos cargos comissionados

remanescentes.

 

11 - Abertura de processo administrativo contra todos os servidores

envolvidos.

 

12 – Ressarcimento, pelos envolvidos, com juros e correção monetária, de

todos os valores recebidos ou pagos a partir de atos administrativos

secretos.

 

 

Vitória, 26 de junho de 2009

Transparência Capixaba

Contra a corrupção, a favor do Espírito Santo

 

Site da Transparência Capixaba (http://www.transparenciacapixaba.org.br)

Transparência Capixaba no Twitter (http://twitter.com/transcap)

Rede Social da Transparência Capixaba (http://transparenciacapixaba.ning.com/)

 

 

 

 

 

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Subject: Promoções especiais
Date: Wed, 8 Jul 2009 11:06:14 -0700

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FW: Gangsterismo impune no Congresso produz crise institucional


Acreditar na vitória é um dom de quem NASCEU para VENCER!
 
Subject: Gangsterismo impune no Congresso produz crise institucional
Date: Wed, 8 Jul 2009 15:04:41 -0300
From: fernandaverillo@amarribo.org.br
To: fernandaverillo@amarribo.org.br


 

06/07/2009 - 09:34

Gangsterismo impune no Congresso produz crise institucional

Por Claudio Abramo - Transparência Brasil

Na data de hoje a Transparência Brasil emitiu comunicado em que insta o Ministério Público Federal e o Tribunal de Contas da União a cumprir suas funções constitucionais abrindo processos criminais e tomadas de contas especiais contra todos os deputados, senadores e funcionários envolvidos na sucessão de atos ilícitos observados no Congresso Nacional, bem como contra todos os membros presentes e passados de suas Mesas Diretoras, Comissões de Ética e Corregedorias.
Vai aí a íntegra do comunicado:
 
A Transparência Brasil vem a público para exigir do Ministério Público Federal e do Tribunal de Contas da União providências em relação aos escândalos que se sucedem nas duas Casas do Congresso Nacional sem que essas instituições respondam à altura.
Observa-se a inércia dessas Casas legislativas no que tange a tomada de medidas convincentes para investigar os suspeitos, punir os culpados e, mais importante, tomar as medidas preventivas destinadas a evitar a reprodução da criminalidade documentada.
Tal inércia, aliada ao cinismo das explicações e subterfúgios empregados não só pelos principais suspeitos, mas pelas próprias Mesas Diretoras das Casas, precipitou o Parlamento num abismo de desprestígio junto à população.
Ainda que de modo difuso e de difícil mensuração, é evidente que o eleitor brasileiro está perdendo a confiança no Legislativo, nos partidos políticos e no próprio princípio de representação eleitoral.
A legitimidade dos organismos do Estado passa a ser duvidada e mesmo contestada pela população.
Os exemplos de malfeitorias cometidas por deputados, senadores e funcionários, bem como por deputados estaduais e vereadores de todo o país, desgastam a confiança do público em relação às instituições parlamentares. É crescente a quantidade de pessoas que se perguntam para quê elas existem e para quê votar.
Tal erosão de confiança não se limita ao Parlamento. Na medida em que os organismos de controle se comportam timidamente em relação ao verdadeiro gangsterismo que se tem espraiado pelo Legislativo brasileiro, o descrédito da população se estende também a tais organismos.
O que isso configura é a materialização de uma crise institucional.
Só existe uma saída institucional para isso, e ela é de responsabilidade do Judiciário e seus órgãos auxiliares, em primeiro lugar o Ministério Público.

* * *

Seria ocioso listar todos os atos ilícitos praticados por parlamentares que têm vindo a público e que têm sido escamoteados pelas instituições legislativas.
Para mencionar apenas dois dos escândalos que foram noticiados nos últimos meses, deputados e senadores usaram dinheiro público para adquirir passagens aéreas para parentes e apaniguados; ao longo de anos, o Senado conviveu com mecanismos ilegais de contratação, promoção e atribuição de benefícios a funcionários, senadores, ex-senadores e pessoas indicadas por estes.
É a seguinte a lista dos crimes previstos no Código Penal de que parlamentares e funcionários dessas Casas são suspeitos, em alguns casos in totum: Peculato (Art. 312); Peculato mediante erro de outrem (Art. 313); Inserção de dados falsos em sistema de informação (Art. 313-A); Modificação ou alteração não autorizada de sistema de informações (Art. 313-B); Extravio, sonegação ou inutilização de livro ou documento (Art. 314); Emprego irregular de verbas ou rendas públicas (Art. 315); Corrupção passiva (Art. 317); Exercício funcional ilegalmente antecipado ou prolongado (Art. 324).
Ou seja, suspeita-se de que os atos de grandes quantidades de parlamentares e de funcionários do Senado e da Câmara sejam capituláveis na virtual totalidade dos artigos do Título XI, Capítulo I do Código Penal, que trata dos crimes contra a administração pública praticados por agentes públicos.
Frente a isso, tanto no caso da Câmara quanto no do Senado, em vez de buscar o ressarcimento dos montantes desviados e a abertura de processos contra os parlamentares envolvidos, as respectivas Mesas Diretoras apressaram-se a inocentar em bloco os envolvidos.
Nos dois casos, fizeram-no com base em argumentos pseudo-jurídicos que não resistem à primeira análise. A saber, na Câmara dos Deputados alegou-se que seriam lícitos comportamentos praticados porque não havia proibição específica — quando, para agentes públicos (como é o caso de deputados federais e senadores), o que vale é a regra oposta, de que só se podem praticar atos explicitamente admitidos. Usar dinheiro público para pagar passagens de terceiros nunca foi admitido e, portanto, os parlamentares que fizeram isso cometeram ilegalidades pelas quais precisam ser punidos.
No segundo caso, do Senado, argumentou-se que atos secretas não poderiam ter sido secretos porque as pessoas beneficiadas trabalharam no Senado apesar de sua contratação, promoção etc. não terem sido publicadas.
Ou seja, tenta-se legalizar o ilegal usando-se como pretexto a materialização da consequência do ato ilegal. É como legalizar o assassinato porque, embora proibido por lei, pessoas cometem assassinatos.
Ao acobertarem ilicitudes cometidas por parlamentares e funcionários, os integrantes das Mesas Diretoras das duas Casas, bem como os membros de suas respectivas Corregedorias e Comissões de Ética, tornaram-se suspeitos de cumplicidade, ou no mínimo daquilo que é definido no Código Penal como Condescendência criminosa (Art. 320) ou mesmo Prevaricação (Art. 319).
Cabe aos órgãos de controle o papel de restaurar a confiança bas instituições abalada pela complacência com que o Legislativo tem tratado essas e outras questões. Podem fazê-lo pelo simples cumprimento de suas funções constitucionais.
Assim, a Transparência Brasil dirige ao Ministério Público Federal e ao Tribunal de Contas da União, conforme suas competências, intervenções no sentido de:
Ao Ministério Público Federal, que tome providências para a abertura de inquérito contra todos os deputados e senadores que se beneficiaram direta ou indiretamente dos atos em questão, contra os integrantes atuais e passados das Mesas Diretoras de ambas as Casas, contra os integrantes das respectivas Corregedorias e Comissões de Ética e contra todos os funcionários suspeitos de irregularidades.
Ao Tribunal de Contas da União, que abra Tomadas de Contas Especiais tendo por objeto os organismos da Câmara dos Deputados e do Senado no âmbito dos quais as ilicitudes suspeitas foram cometidas bem como os gabinetes de todos os deputados e senadores beneficiados direta ou indiretamente.
São Paulo, 6 de julho de 2009
Claudio Abramo
 


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Quanto custa para entrar na política

Isso tudo ai, que se vê na imprensa, sobre episódios escandalosos que envolve políticos de importãncia nacional, é o preço que o povo paga, por causa daquele povo que votou no político porque recebeu uma vantagem pessoal.
Ora, agora querem o quê, acha mesmo que o político vai colocar um estranho nos cargos, vai colocar é família ou algum de acordo com alguma outra autoridade qualquer, por exemplo, do próprio judiciário em troca de favores, vai me dizer que isto não existe! Santa paciência! Eu aqui dando o duro, trabalhando, nem minhas contas consegui controlar, a maioria da população, vive assim, sem controle e diante de tudo que se vê, não vai pensar que existe ética nesse SENADO BRASILEIRO e NESSA CÂMARA FEDERAL DO NOSSO BRASIL.
É uma confusão na mente das pessoas, o comportamento desses políticos, agora recente, aprovaram um projeto ás pressas, para atender alguma estratégia política, a final, o ano eleitoral está bem ai pertinho, agora o BNDES rejeitou o projeto do Governo do Estado que teve de retornar à Assembléia Legislativa, e ás pressas, provavelmente vão aprovar os deputados que só pensam no bem estar do povo, o estranho é que o dinheiro deixado pelo governo anterior para os municípios foi saqueado pelo atual governo, se querem o bem do povo, porque não deixou o dinheiro e que se montasse um esquema para vigiar a aplicação, fiscalizar. Não, parece que existe algo muito maior do que isso, era muito dinheiro, a campanha está bem aí pertinho, COMO GANHAR A ELEIÇÃO SEM GRANA PÚBLICA, o desespero pelo dinheiro, é tanto que passam por cima dos trâmites ordinários do legislativo para atender a interesses superiores eleitoreiros. O projeto do governo não detalha quais serão as estradas nem explica como serão realizados os trabalhos de recuperação.
Os deputados governistas conseguiram evitar que o projeto fosse apreciado nas comissões técnicas da Casa. "Os deputados orientados pela governadora Roseana Sarney passaram como um trator por cima de todos nós", declarou Edivaldo Holanda. Com a nova mensagem encaminhada à Assembléia, a bancada governista começa a se movimentar para aprovar a nova versão do projeto até a próxima quinta-feira (16 de julho).
ATÉ A PRÓXIMA OPINIÃO

terça-feira, 7 de julho de 2009

Tudo para evitar problemas no final do governo

Antes de tudo, é preciso entender que a defesa de Sarney por parte de Lula é absolutamente racional e compreensível. Apesar de ter ressucitado Sarney novamente, tudo que Lula quer é não ter problemas no final do seu Governo.
A queda de Sarney interessa a quem? Claro que a todo pobre cidadão, que gostaria de vê-lo defenestrado. Mas politicamente interessa apenas à oposição.
É melhor para Lula que Sarney fique onde está do que criar uma crise com parte do PMDB que o apóia. Ao mesmo tempo tem um “pato manco” no comando do Senado, e joga para o Congresso a crise política que o enfraquece. Que Presidente desejaria algo melhor?
Na verdade a grande maioria dos senadores já bebeu na mesma fonte de Sarney. Quase todos já viajaram com a esposa para o exterior, ou receberam algum agrado de Agaciel. A pouca vergonha com o dinheiro público era conhecida naquela casa, tanto por parte dos senadores como pelos funcionários. A saída de Sarney só iria dar uma sossegada nos escândalos, mas não mudaria nada.
FONTE: ACERTO DE CONTAS

sexta-feira, 3 de julho de 2009

A GRANDE ESTRATÉGIA NACIONAL

A onda de escândalo sobre Senadores, após, fazer uma série de leitura, embora sei que não se trata de santinhos, mas tudo isso não passa de uma grande orquestra com interesses eleitoreiros. Não estou na defesa de Sarney, mas é somente fazer uma leitura política para se constatar que a ala de "ilustres políticos" nacionais, estão quase na sua totalidade, contaminados pelos vícios das irregularidades.

quinta-feira, 2 de julho de 2009

A CORRUPÇÃO QUE ESTÁ DANDO CERTO

Leia aqui na íntegra

ALUGUEL, RESIDENCIAL, COMÉRCIO OU ESCRITÓRIO EM GERAL




ALUGO CASA, LOCAL APROPRIADO TANTO PARA RESIDÊNCIA COMO COMÉRCIO OU ESCRITÓRIO EM GERAL


Excelente localização no Conjunto Maiobão bem próximo a tudo, feira, fórum, Bancos, cartórios, hospitais, farmácias e área de lazer (Viva Maiobão). Pode ser usado para residência e comércio ou escritório ao mesmo tempo.
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OPERAÇÃO SEGURA SARNEY


Daniel Pereira e Denise Rothenburg: do Correio Brasiliense
O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), começou o dia de ontem enfraquecido, disposto a renunciar. Chegou a dizer a aliados que não tinha mais condições políticas de governar a Casa. No início da noite, no entanto, a situação mudou. Senadores petistas foram em bloco conversar com Sarney.
A tese do afastamento perdeu força graças a uma operação deflagrada da Líbia pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em conversa telefônica, Lula pediu ao senador que não tomasse uma decisão antes de conversarem pessoalmente em Brasília. Para garantir a permanência do aliado no cargo, Lula foi além. E escalou um time de peso a fim de impedir que o PT engrossasse o coro pela licença de Sarney.
A mando do presidente, entraram em campo a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, pré-candidata à Presidência da República, o ex-ministro e deputado cassado José Dirceu (PT-SP) e o chefe de gabinete de Lula, Gilberto Carvalho.
Os três dispararam ligações a petistas e peemedebistas nos quais reafirmaram a necessidade de preservar a parceria entre os partidos, considerada estratégica para a disputa em 2010, e de combater a oposição, que estaria agindo de olho na sucessão presidencial. Uma série de fatores levou à contra-ofensiva em defesa de Sarney. Conforme revelou o Correio na semana passada, Lula não quer o aliado magoado com o PT e o governo, o que prejudicaria a candidatura de Dilma.
Além disso, não deseja reviver a disputa renhida entre petistas e peemedebistas pela Presidência do Senado. Hoje, admitem auxiliares do presidente, seriam grandes as chances de um oposicionista ou de um “nome ético” ou dito “independente” vencer o páreo. As consequências disso seriam problemas para o Planalto, como o início dos trabalhos das CPIs da Petrobras e do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).
Interesses particulares de caciques do Congresso também deram fôlego à campanha em favor de Sarney. Presidente da Câmara, o deputado Michel Temer (PMDB), por exemplo, quer ser vice na chapa de Dilma. Ele sabe que, em caso de tensão entre PT e PMDB, será mais difícil conquistar a vaga.
Já os líderes do PMDB e do PTB no Senado — respectivamente, Renan Calheiros (AL) e Gim Argello (DF) — jogam uma cartada para se manter no controle da Casa. Os dois têm consciência de que, se Sarney cair, eles voltarão à planície também. E, pior, serão os próximos alvos da avalanche de denúncias que assola o Legislativo.
Ontem à noite, ministros e líderes comemoravam o resultado da operação segura-Sarney. Principalmente, o fato de a bancada petista ter seguido à risca as regras ditadas por Lula. No início do dia, o líder Aloizio Mercadante (PT-SP) chegou a declarar que pediria ao peemedebista que se licenciasse do cargo durante investigações sobre as irregularidades da Casa.

Ministério Público velando pelos direitos dos acusados

DO BLOG PROMOTOR DE JUSTIÇA

NOTIFICAÇÃO RECOMENDATÓRIA

O MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE MATO GROSSO, via de seus Promotores de Justiça infra assinados, no uso de suas atribuições legais, vem à presença de Vossa Excelência, com fundamento na Lei nº 8.625, de 12 de fevereiro de 1993 (Lei Orgânica Nacional do Ministério Público) e no art. 6º, inciso XX, da Lei Complementar nº 75, de 20 de Maio de 1993, que autoriza este Parquet a “expedir recomendações, visando a melhoria dos serviços públicos e de relevância pública, bem como o respeito aos interesses, direitos e bens cuja defesa lhe cabe promover (...)”, para expor e recomendar o que se segue:
(1) Como é público e notório, existem, já há vários anos, e não apenas no Estado de Mato Grosso, é bem verdade, uma série de programas televisivos que fazem a cobertura do noticiário policial.
(2) A visualização dos programas de televisão, mencionados, páginas jornais e de sítios da internet mostra que as pessoas que são detidas pelas polícias civil e militar em virtude de ocorrências registradas nessas repartições estaduais são completamente expostas pelos agentes do Estado, em conduta claramente violadora dos direitos constitucionais mais básicos.
(3) O que se verifica é que, em – quase - todas as matérias veiculadas, as pessoas presas são exibidas, algemadas, para as câmeras, sendo que na maior parte dos casos elas, mesmo na situação de sujeição em que se encontra, são constrangidas a dar entrevistas aos repórteres, sem qualquer possibilidade real de exercerem o direito de defesa de sua imagem, intimidade, honra e livre-arbítrio.
(4) Assistindo-se os referidos programas, verifica-se que mesmo quando o acusado de crime não está mais disponível na delegacia, é simplesmente fornecido seu retrato constante dos arquivos da própria polícia.
(5) Neste ponto, é preciso dizer que não se pode imputar responsabilidade por essa exposição indevida de cidadãos presos à mídia ou aos jornalistas envolvidos; estes, no desempenho de seu trabalho, especialmente quando se trata da mídia televisiva estão no seu papel de conseguir o maior número de declarações e imagens (da qual a mídia televisa depende integralmente) que puderem conseguir.
(6) A conduta violadora dos direitos dos cidadãos, a qual é demonstrada nos programas televisivos mencionados é de responsabilidade dos próprios agentes públicos envolvidos, porque são estes – e não os jornalistas – que tem o dever funcional de salvaguardar o direito dos cidadãos, especialmente os que estiverem sob sua custódia.
(7) É preciso lembrar que o cidadão que está preso, inocente ou culpado, está ali apenas sob coação, ainda que regularmente utilizada por agentes do Estado; assim sendo, nessa condição ele não se encontra livre para exercer a sua vontade; não pode impedir que câmeras o filmem; não pode impedir as perguntas feitas pelos microfones de estranhos.
(8) Talvez alguns possam considerar como “normais” os atos praticados pelas autoridades policiais que de forma deliberada franqueiam o acesso de câmeras e imagens em relação a pessoas da qual foi tirado o poder de livre locomoção e ação; entretanto, pois mais que essas cenas sejam comuns e tenham se repetido ao longo dos anos, tal quadro não deixa de ser menos triste, pois são seres humanos que serão exibidos, por milhares de aparelhos, lares e escritórios como bandidos – sem qualquer julgamento, ao menos pelo poder judiciário.
(9) É preciso lembrar que as pessoas que são exibidas em virtude da permissão nesse sentido dada pelas autoridades policiais têm pais, filhos, irmãos, amigos e a cada um destes é transmitida a infâmia que advém da exibição da imagem de um de seus próximos, não sendo, portanto, apenas uma situação que interessa unicamente aos que foram presos.
(10) O pior é que a exibição das pessoas presas e exibidas em veículo de divulgação de massa, não é igual para todos os que são presos; aos que pertencem ao “andar de cima” o tratamento normalmente é diverso, o que torna ainda mais cruel a situação em pauta.
(11) Portanto, o que se demonstra através dos fatos aqui narrados é que ocorre, já de há muito, uma sistemática conduta de violação dos direitos das pessoas detidas pelas autoridades policiais do Estado de Mato Grosso, consistente na permissão indevida a programas televisivos de captar imagens e entrevistas de pessoas sob sua custódia em condições tais que as mesmas não têm a mínima condição real de negar esse acesso.
(12) Neste passo, é importante deixar claro desde já que a presente ação não envolve qualquer tentativa, nem sequer oblíqua, de censura à difusão de notícias; não se pretende impedir que se noticie as ocorrências policiais, nem que os próprios agentes policiais, se assim o desejarem, concedam entrevista para relatar suas diligências.
(13) O objeto desta notificação se circunscreve apenas e tão somente para que seja proibido que os agentes policiais (civis ou militares) do Estado de Mato Grosso sejam proibidos de conceder acesso de filmagens e entrevistas a todo e qualquer pessoa que seja por eles detida, preservando-se assim a sua imagem, intimidade, honra própria e de terceiros, havendo a divulgação das imagens apenas em situações de real interesse público, como a veiculação de retratos falados, de retratos de foragidos da Justiça (com ordem de prisão decretada), bem como das imagens de presos nos casos em que a divulgação de sua imagem for necessária (com a devida fundamentação pela autoridade policial nos autos do inquérito) para se fazer a chamamento de eventuais vítimas e/ou testemunhas (casos de violência sexual, roubos, dentre outros).
(14) Devemos lembrar que se a preservação da imagem do cidadão pela autoridade pública é a regra, a exceção deve ser decidida de forma discricionária, fundamentada e expressa pela autoridade policial responsável pela investigação, para efeitos de controle de legalidade da decisão e para apuração de eventuais abusos.
(15) Mesmo nos casos em que a imagem do cidadão for divulgada, esta deve ser feita através das fotografias e vídeos oficiais feitos pela própria autoridade pública, permitindo assim a padronização da imagem veiculada, visando a sua maior eficiência para fins de reconhecimento.
(16) Como se sabe, a Constituição da República prescreve, em seu artigo 5º um rol bastante abrangente de direitos fundamentais. Entre eles, podemos destacar os seguintes incisos:
II - ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei;
III - ninguém será submetido a tortura nem a tratamento desumano ou degradante;
X - são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação;
LVII - ninguém será considerado culpado até o trânsito em julgado de sentença penal condenatória;
LXIII - o preso será informado de seus direitos, entre os quais o de permanecer calado, sendo-lhe assegurada a assistência da família e de advogado;
(17) Não é preciso muito para demonstrar que o acesso indevido de câmeras e microfones a pessoas detidas pelas autoridades policiais fere, sem sombra de dúvida, todos os direitos acima mencionados, pois ninguém é obrigado por lei a suportar ser exibido, algemado, como se fosse um troféu por uma caçada bem sucedida.
(18) Ninguém poderá negar que a exibição de pessoas, algemadas, perante terceiros, em veiculação dirigida ao público se constitui em situação degradante, pelo menos de acordo com a definição para o termo “degradação” que lhe empresta o vernáculo: “Aviltamento, rebaixamento, abjeção” (in “Novo Dicionário da Língua Portuguesa” - “Dicionário Aurélio” - ed. Nova Fronteira, 1ª ed., 15ª reimpressão, p. 427, coluna central).
(19) Resta evidente que o acesso de câmeras e microfones a detidos devidamente algemados e sob constrangimento da autoridade policial, a ser publicamente veiculado fere os direitos de imagem, intimidade e honra dos referidos presos e de seus próximos.
(20) É também evidente, a partir, do exame dos programas juntados aos autos, que a conduta indevida dos agentes do Estado em estabelecer rotinas de exibição da imagem dos presos, devidamente algemados, fere a integridade moral dos mesmos, bem como fere o direito à presunção à inocência, pois, a partir das imagens veiculadas, se pode fazer toda a sorte de comentários, atribuindo-se culpa formada a pessoas meramente suspeitas, como se verifica dos programas televisivos acima mencionados.
(21) E mais. Os agentes responsáveis pela exibição e acesso aos presos não são os mesmos responsáveis por sua acusação e julgamento; assim, se alguma das pessoas indevidamente exibidas for considerada inocente, seja pelo não oferecimento da denúncia, seja pela prolação de sentença absolutória, não é realizada, pelos mesmos policiais, a devida divulgação desse fato para os programas televisivos em tela, de modo que para efeitos de comunicação de massa o que permanece no imaginário popular é a prisão, não a inocência, com toda a carga de infâmia e irreversibilidade que isso implica.
(22) Chama-se a atenção para o fato de que os presos indevidamente exibidos pelas autoridades policiais do Estado de Mato Grosso não estão aparentemente, assistidos por advogado e, portanto, não têm qualquer forma de se negarem a prestar entrevistas e serem exibidos à imprensa.
(23) O proceder de agentes policiais do Estado de Mato Grosso de permitir livre acesso das pessoas sob sua custódia, para imagens e entrevistas realizadas sob constrangimento evidente das pessoas atingidas, fere ainda o princípio da moralidade administrativa, na forma estabelecida pelo art. 37 da Constituição Federal, eis que se trata de prática sistemática e disseminada que fere diretamente direitos dos presos e de seus familiares, vizinhos e amigos.
(24) Existe ainda o risco de dano ao erário decorrente diretamente do procedimento indevido de agentes do Estado, na forma descrita neste feito.
(25) Tal fato decorre que o acesso indevido, realizado pelos agentes públicos, de possibilitar imagens e microfones nas pessoas detidas, algemadas ou não podem ser – como já são – objeto de ações judiciais contra o Poder Público, o qual, lembre-se, responde objetivamente por atos violadores dos direitos dos cidadãos.
(26) Esses processos, por sua vez, desaguam em condenações que devem ser suportadas pelo orçamento público; mesmo quando as ações possam ser improcedentes, já se gasta dinheiro pelo simples custeio da demanda e do tempo da procuradoria do Estado.
(27) Os danos morais causados aos detidos com a imagem difundida – bem como a de suas famílias – é virtualmente irrecuperável, assim como também o é o custo que o Estado terá para fazer face aos processos judiciais que dele advirão.
(28) Assim sendo, faz-se necessária a atuação da autoridade responsável pela condução administrativa dos órgãos de segurança pública a elaboração, nos âmbitos das policias civil e militar, de normas administrativas adequadas que os mesmos preservem a imagem das pessoas que eventualmente detiverem ao longo do tempo de tramitação do processo, abstendo-se de exibi-las à imprensa, bem como mantendo-as em dependências reservadas de suas repartições, de modo a impedir que a imagem das mesmas sejam veiculadas, bem como ordenando a punição dos responsáveis por eventuais descumprimentos da ordem judicial em tela.
(29) Deverá ser feita exceção apenas à veiculação de retratos falados, imagens de foragidos da Justiça, com ordem de prisão decretada, bem como da necessidade, devidamente fundamentada pela autoridade policial nos autos de inquérito, de divulgar retratos para a convocação de eventuais vítimas e testemunhas dos delitos por ele eventualmente praticados, situações nas quais existe interesse público legítimo na divulgação de suas feições, sempre se utilizando nas veiculações a imagem oficial do preso feita pelos próprios agentes públicos em questão.
(30) Por tudo o que foi exposto, o Ministério Público do Estado de Mato Grosso NOTIFICA e RECOMENDA ao Excelentíssimo Senhor Doutor Secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, DIÓGENES CURADO, para que, no prazo máximo de 45 (quarenta e cinco) dias, adote as providências administrativas necessárias para:
A - que edite normas administrativas que obriguem todos os agentes policiais civis e militares que estejam sob sua égide administrativa a se absterem de apresentar à imprensa, pessoas que estejam sob sua custódia, bem como de manter essas pessoas em ambientes reservados dentro das respectivas repartições policiais, impedindo que as mesmas sejam filmadas ou fotografadas, bem como se abstendo ainda de apresentar a qualquer veículo de imprensa fotografias ou imagens dos presos feitas pelas próprias autoridade policiais, excepcionando-se apenas a divulgação de retratos falados, divulgação de imagens de pessoas foragidas da Justiça e a necessidade, devidamente fundamentada por escrito, pelo delegado condutor do inquérito policial, de divulgar, sempre se utilizando de fotografia oficial, a imagem do detido para se fazer a convocação pública de eventuais testemunhas ou vítimas de delitos que a ele possam ser imputados;
B - Que as referidas normas administrativas advirtam expressamente que o descumprimento que a exposição indevida da imagem dos detidos irá importar na abertura de processo administrativo e na aplicação das sanções legais cabíveis, inclusive responsabilidades civil e penal eventualmente cabíveis;
C - Que o descumprimento dos termos da presente notificação implicará na propositura das medidas judiciais cabíveis à espécie;
Solicita-se a Vossa Excelência, por fim, a apresentar, no prazo de 60 (sessenta) dias, resposta por escrito dos termos desta recomendação.
Temos em que se pede deferimento.

Cuiabá, 22 de maio de 2009.

ALEXANDRE DE MATOS GUEDES
ELISAMARA VODONOS PORTELA
MIGUEL SLHESSARENKO JUNIOR
FÂNIA H. O. AMORIM
EZEQUIEL BORGES DE CAMPOS
MARCIA BORGES CAMPOS FURLAN
ANTÔNIO SÉRGIO CORDEIRO PIEDADE
WAGNER CEZAR FACHONE
Promotores de Justiça
Obs.: A recomendação foi acatada pela SEJUSP (notificada), via Portaria nº118/2009, publicada no dia 24/06/09.