Oportunidade

quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

REPÚBLICA DE TUPINIQUIM, CAMINHO PERIGOSO

PARTE II

Que nem uma canoa, o prefeito da República de Tupiniquim, escancaradamente é comentada nos bastidores, ele é direcionado por uma pessoa que o controla através de uma equipe composta de 04 integrantes; não que eu esteja torcendo contra, muito pelo contrário, desejo o sucesso da sua administração. O povo que não teve outra opção escolheu esse rapazinho pensando e acreditando que ele fará um governo melhorzinho.

A onda de descontentamento ganha proporções que pode se tornar incontrolável, porque passa dos bastidores, vazou, a população começa a sentir o calor deste clima que esta deixando muita gente nervosa. Afinal, muitos se dedicaram, acreditaram, deram tudo de si e agora, ele simplesmente está tardando em honrar com os compromissos feitos antes da campanha política. Ninguém tem culpa, se essa equipe fajuta de incompetentes, não sabiam. E se sabiam, agiram de má fé, fazendo com que o seu subordinado político cause prejuízos a pessoas inocentes que podem num futuro, trazer um grande problema para essa gente que a muito tempo nessa república, praticam atos que beneficiam uma minoria em prejuízo dos mais fracos ou analfabetos. Eu sou livre, mas no exercício da minha liberdade não posso causar prejuízos ao meu próximo. E isso, esse time dessa república está fazendo. O jogo não está legal. O povo está sendo prejudicado.

HABILIDOSO, THIAGO AROSO É ELOGIADO

O filho da prefeita Bia Venâncio, o ex-vereador Thiago Aroso, explico ex porque sacrificou o seu mandato para ajudar eleger a sua mãe prefeito do povo de Paço do Lumiar. Este jovem político, é dono de uma habilidade extraordinária de conversação no trato das mais variadas questões como chefe de Gabinete. Muito atencioso, ele vem sendo alvo de badalações, educadíssimo, tem futuro....

PAÇO DO LUMIAR, UM FUTURO SEM RANCOR E SEM MÁGOA

A prefeita eleita do município de Paço do Lumiar, está supreendendo ou melhor está deixando todos, inclusive aliados, atônitos, sem entender nada. É que a prefeita Bia Venâncio, além de falar com todos, ela que é dona de um carisma extraordinário, não está fazendo acepção de pessoas, até mesmo aquelas pessoas que lhe maltrataram, hoje fazem parte também da história de seu mandato. Ajudam através da prestação de serviços, a nova prefeita a construir uma nova história para o município, uma história sem rancor, sem mágoa. Esta é a Bia Venâncio, mulher guerreira e vencedora. Acredita no futuro. O trabalho que ela começa a desenvolver aponta para esta análise.

terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Lixão em Iguaíba preocupa a Comunidades

É importante lembrar:
O auditório do Colégio Marly Sarney no Conjunto Maiobão, com a presença efetiva do Ministério Público, lotou, entre estudantes, convidados, especialistas em meio ambiente, e representantes da comunidade de entidades do Município de Paço do Lumiar.
Um ambiente de construção, discutindo uma realidade que aflige a sociedade. Entre as várias questões que ameaçam o meio ambiente, foi denunciados que os rios do Município estão sendo transportador de dejetos e o poder público não percebe a gravidade do que está acontecendo. E a degradação do ambiente vai acontecendo.
O lixão de Paço do Lumiar localizado em Iguaíba foi tema das discussões da audiência pública realizada dia 06 de Setembro, a partir das 9h30m com término ás 12:10h. Um inquérito civil foi aberto pela promotora da Comarca de Paço do Lumiar, Nadja Veloso Cerqueira, para apurar responsabilidades sobre possíveis danos causados ao meio ambiente. O lixão está localizado próximo a uma área de mangue, que está sendo poluída. O promotor do Meio Ambiente de São Luís, Fernando Barreto, também participou da audiência. De acordo com a promotora de justiça, Nadja Cerqueira, esse é um assunto que deve ser debatido por toda a comunidade. Daí a importância da audiência pública que contou com a presença do Dr. Carlos Henrique Promotor de Ribamar; Dr. Policarpio Neto(especialista ambiental); Eng. Carlos Rogério, presidente da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Eng. Civil Pedro Aurélio(especialista em Eng. Sanitária). "O problema do lixo é um problema de todo mundo. Essa é uma situação que devemos procurar uma solução conjunta", enfatiza a promotora de justiça.
Nicson(Iguaiba) denunciou que o Prefeito é conhecedor do problema, desde quando vereador, quando recebia e apoiava o seu reclame. Continuou: “a vigilância Sanitária, comete crime, quando colabora com o estado degradante, abatendo animais doentes e colocando no lixão de Iguaíba”.
O que preocupou mesmo os representantes da comunidade ali presentes, foi a ausência de uma política clara e definida para resolver o problema, já que o prefeito não demonstrava isso em seus discursos. Apenas que busca solução correta e definitiva. Avaliação técnica do lixão está sendo providenciada e que quando assumiu, já estava lá, mas está trabalhando para solucionar, através de um caminho técnico e político.
Em sua fala, o cidadão Raimundo Nonato, destacou que caso seja interditado,o lixão levaria 25 anos para o restabelecimento. E a instalação de um aterro sanitário requer razoável investimento, o que parece terminar a gestão e permanecer a situação.
Já o prefeito Gilberto Aroso, em sua fala defendeu a construção de um consórcio entre os município da Ilha.
Durante as manifestações da platéria, o radialista Chagas Freitas afirmou que em São Luís, em 2001 o Vereador Francisco Chaguinha(PAN) apresentou requerimento à Câmara onde requer o envio de ofício ao Prefeito, na época, Dr. Jackson Lago, solicitando um estudo no sentido da formação de um consórcio com as prefeituras da Ilha e da cidade de Bacabeira, com o objetivo de adquirir uma USINA de Grande Porte para a reciclagem e beneficiamento do lixo. Quando fez este requerimento ele justificou que a ilha não dispõe de local para armazenar o volume de lixo coletado até 2015. A sugestão do consórcio entre as cidades envolvidas; a abertura do aterro sanitário e a implantação da usina de reciclagem ficariam no município de Bacabeira, por dispor de espaços que favorecem com baixo custo, tal instalação; sem causar grande impacto ao meio ambiente.

Mídia Comunitária mascarada

O que recebemos tanto da grande mídia quanto da mídia comunitária(mascarada), está comprometido com a lógica do mercado, somos tratados, desde crianças, como meros consumidores.

A rádio comunitária pelo menos não deveria agir assim. Deve como se propõe no ato da constituição, entender-se como uma dimensão educativa, porque funciona como uma escola paralela.

Que tipo de escola tem sido a rádio comunitária de seu bairro?

A comunidade tem a necessidade de fazer comunicação do seu jeito, para atender as suas necessidades.

Neste cenário, certamente a criança é a maior vítima, pois aprende desde cedo, mesmo sem querer a confundir, por exemplo, desejo com necessidade, ponto de vista com verdade absoluta, entre tantos outros aspectos.

O QUE VALE A PENA

Mas se você acha que é legal viver fingindo prá ninguém poder falar mal de você se você não pode se mostrar então você não é ninguém que valha a pena conhecer você se dá bem com todo mundo mas não é nada tão profundo como ter uma amizade distribui abraços e sorrisos mas não vai poder sentir o que é um abraço de verdade!!!!!!!

É preciso cobrar do Prefeito

Nas minhas andanças por diversas cidades, chamou-me a atenção o quanto as realidades são diferentes. E o quanto a qualidade da gestão municipal é O FATOR que faz TODA A DIFERENÇA nas condições de vida dos seus habitantes. O presidente é o mesmo em todos os municípios - para muitos, o melhor de toda a história; para outros, nem tanto assim; para alguns, o pior. Ignorando a opinião de todos, as cidades vão construindo sua realidade "real", de acordo com sua própria capacidade de encontrar soluções para os principais problemas dos quais costumamos reclamar, como a exclusão social, por exemplo, quase que de total governabilidade local. Não estou ignorando o papel dos recursos federais nesse contexto, mas estou dizendo que uma vez o governo federal repassando os recursos, e isso ele faz, quem dá a esses recursos o destino mais certo ou mais errado, ou mais-ou-menos, é o prefeito. Como irão agir nossos prefeitos a partir deste ano? E os nossos vereadores? Alguém sabe o que costuma acontecer dentro das câmaras de vereadores? Alguém sabe o que cobrar dos vereadores? Aliás, alguém sabe o que cobrar dos nossos prefeitos, que estão bem ali, do nosso lado? Sabemos apenas que o "outro" não está cobrando, mas se o "outro" perguntar o que "eu" estou cobrando (cobrar é uma coisa, reclamar, outra), a maioria de nós (com o dedo apontado para o "outro") não terá resposta.

Fatos que sinalizam para o futuro

Os Turienses deram o seu primeiro passo em direção às mudanças. E este foi a retirada de Umbelino do poder local. Agora poderemos julgar esses ‘novos líderes’ que aí estão, e seus compromissos entre a palavra e a ação. Este quadro deprimente não vai ser mudado em 4 ou 8 anos, mas abrimos espaço para que novos nomes surjam com força no nosso cenário político, como o Advogado Sousa Augusto que apesar de não ter disputado a eleição, se posicionou a exemplo da maioria da população, por falta de opção, ao lado do candidato vitorioso. Que por sinal, já apontou talvez pelo próprio histórico dos políticos, o seu principal concorrente em 2012, Oim Rabelo que pode se tornar um forte nome. Temos ainda o Dico de Roxo, ex-vereador e que abdicou de sua reeleição para ser o candidato a vice-prefeito do ex-prefeito Umbelino Ribeiro, que deixou seu nome registrado no quadro político estadual. Muitos nomes, ainda surgirão em Turiaçu. Estes fatos são o retrato claro destas mudanças. O que esses políticos precisam ter em mente é que eles serão acompanhados de perto. Um dia, mais cedo ou mais tarde, conseguiremos nos livrar desses cromossomos do DNA que infesta a política.