Oportunidade

sexta-feira, 12 de junho de 2009

Abertura do São João dia 16

SÃO LUÍS - O governador em exercício, João Alberto, e o secretário de Estado da Cultura, Luís Bulcão, abrem oficialmente o São João do Maranhão nesta terça-feira (16), às 18h, com vasta programação no Centro Cultural, na Praia Gande (entre as ruas, Portugal e da Estrela).
O secretário Luis Bulcão disse que serão 18 arraiais espalhados pela Ilha, como os dos bairros do Renascença, Anjo da Guarda, Vila Embratel, Monte Castelo e os do Centro Histórico e Lagoa da Jansen. E no interior do estado, outros vários arraiais estão sendo organizados pela secretaria. Os festejos juninos têm início no próximo dia 19 e vão até o dia 29 deste mês.
Segurança
O policiamento será reforçado nos 18 arraiais de responsabilidade da Secretaria de Estado de Cultura (Secma) e nos locais em que estejam acontecendo festas. As ações visarão garantir a segurança e a prestação de serviço à sociedade. A afirmação é do comandante do Comandante do Policiamento Metropolitano (CPM), tenente-coronel Flávio de Jesus, lembrando que a PM vai atender também os ofícios que tem recebido informando sobre festas realizadas pela comunidade.
O planejamento abrange os municípios de São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa. O trabalho será realizado pela PM, em conjunto com a Civil e Corpo de Bombeiros. Participaram do encontro de quarta-feira (10) o subcomandante geral, coronel Ivaldo Barbosa; o comandante do Policiamento Metropolitano (CPM), tenente-coronel Flávio de Jesus, além de todos os comandantes de batalhões, unidades operacionais e companhias.
A segurança durante o São João contará com toda a estrutura da PM, incluindo a Cavalaria, motocicletas, bicicletas e o policiamento a pé, com apoio do Batalhão de Missões Especiais (BME), da Polícia Ambiental, da Companhia Rodoviária Estadual Independente (CPRvInd), do Esquadrão de Polícia Montada e do Patrulha do Bairro.
A Companhia Independente de Turismo (CpTur) vai intensificar as ações em toda a região do Centro Histórico e nos pontos turísticos na orla marítima e Lagoa da Jansen. “Sabemos que os festejos juninos do Maranhão acontecem num período que coincide com as férias e que todos os anos São Luís recebe um grande número de turistas. Por conta disso, desenvolveremos um trabalho específico para as áreas turísticas”, enfatizou o comandante do CPM.
Horário dos arraiais
Em relação ao horário dos arraiais, o comandante Metropolitano esclarece que existe um acordo entre as secretarias de Segurança, Cultura e o Ministério Público estabelecendo que é permitido o funcionamento do som mecânico e a apresentação de shows somente até as 2h.
Já as manifestações culturais, como bumba meu boi, quadrilhas e cacuriá, não terão problemas com horários. Caso haja atraso na programação, o arraial poderá funcionar até que todo o roteiro previsto seja cumprido.
Ações contra a criminalidade
O tenente-coronel Flávio de Jesus garantiu que as Operações Tráfico Zero, Manzuá, Desarmamento (para apreensão de armas de fogo e brancas), Varredura (barreiras nas avenidas e incursões em bairros), Trânsito (em parceria com a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT - para fiscalizar a regularização do IPVA) e Catraca (para evitar assaltos a coletivos e vans), deflagradas pela Polícia Militar vão continuar.
Com o apoio do Esquadrão Águia do BME e das unidades operacionais, a “Tráfico Zero” será ampliada, para combater o tráfico de drogas e entorpecentes em diversos bairros de São Luís, principalmente durante o período festivo. A Manzuá, realizada em parceria com o Ministério Público (MP) e outros órgãos, também prosseguirá. O objetivo é autuar bares, restaurantes e outros estabelecimentos que descumprirem o Termo de Ajustamento de Conduta assinado pelo MP com os representantes do setor na capital, que regulamenta o horário de funcionamento até as 2h, de segunda a sábado e vésperas de feriado, e até a meia-noite aos domingos e feriados.
Os shows devem seguir o mesmo horário. Já boates e locais com isolamento acústico podem funcionar até as 4h. Os estabelecimentos comerciais sem vedação acústica têm autorização para funcionar somente até às 2h. As lojas de conveniências podem abrir 24 horas, desde que a venda de bebidas alcoólicas seja suspensa às 2h.
DO IMIRANTE EM 12/06/2009 - 09h13

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Toda pessoa tem direito à liberdade de opinião e expressão; este direito inclui a liberdade de, sem interferência, ter opiniões e de procurar, receber e transmitir informações e idéias por quaisquer meios e independentemente de fronteiras. Vale lembrar: a Constituição Federal brasileira de 1988 veda o anonimato.

CONHEÇA A LISTA DE CURSOS 24 HORAS, VOCÊ É MEU INDICADO PARA EFETIVAR SEU CADASTRO AQUI

BLOG PESSOAL DO RADIALISTA CHAGAS FREITAS

A Constituição Federal no inciso IV do artigo 5 garante a livre manifestação de pensamento mas veda o anonimato.