Oportunidade

terça-feira, 28 de abril de 2009

Abertura de barragens agrava ameaça a 60 mil pessoas no Maranhão

JOSELÂNDIA - Em uma operação de emergência para conter a cheia, uma das comportas da barragem do Rio Flores foi aberta. Mas não foi o suficiente. O lago, com 70 quilômetros quadrados, transbordou.
A barragem do Rio Flores deveria controlar as enchentes no Vale do Mearim. Com a abertura da comporta e o volume de água no vertedouro, não há mais como conter a água em direção às áreas alagadas.
A situação é mais grave porque a barragem só tem duas comportas e uma está emperrada por falta de manutenção. O lago gigantesco agora deságua sem nenhum controle, aumentando ainda mais o drama de quem mora nas cidades banhadas pelo Rio Mearim - a região mais atingida pelas enchentes no Maranhão.
Doze cidades já decretaram estado de emergência. Das 55 mil pessoas atingidas, 9,5 mil estão em abrigos públicos. Um drama amenizado pela chegada - aos poucos - da ajuda humanitária: colchões, remédios e alimentos.
À medida em que o tempo passa, aumentam os riscos de doença na região do flagelo: para muitas famílias, o banho só é possível no meio da rua e na água suja.
Nossa produção entrou em contato com o Departamento Nacional de Obras contra as Secas, responsável pela barragem do Rio Flores. Mas ninguém quis se manifestar.
FONTE: http://imirante.globo.com/noticias/pagina197788.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Toda pessoa tem direito à liberdade de opinião e expressão; este direito inclui a liberdade de, sem interferência, ter opiniões e de procurar, receber e transmitir informações e idéias por quaisquer meios e independentemente de fronteiras. Vale lembrar: a Constituição Federal brasileira de 1988 veda o anonimato.

CONHEÇA A LISTA DE CURSOS 24 HORAS, VOCÊ É MEU INDICADO PARA EFETIVAR SEU CADASTRO AQUI

BLOG PESSOAL DO RADIALISTA CHAGAS FREITAS

A Constituição Federal no inciso IV do artigo 5 garante a livre manifestação de pensamento mas veda o anonimato.