23/04/2009
O Pleno do Tribunal de Contas do Estado aprovou na sessão plenária desta quarta-feira (22), a lista dos gestores de prefeituras, câmaras municipais e órgãos estaduais que deixaram de prestar suas contas relativas ao exercício financeiro de 2008. São 49 gestores do Executivo Municipal, 56 de câmaras municipais e seis ordenadores de despesa de órgãos estaduais.
A lista de gestores declarados inadimplentes pelo TCE reflete as pendências registradas até ás 13h do último dia 20 de abril. Aqueles que entregaram suas prestações de contas entre o último dia de prazo legal (02 de abril) e essa data, mediante o pagamento de multa pelo atraso, ficaram isentos das conseqüências legais da inadimplência.
Ao mesmo tempo em que aprovou a lista, o Tribunal autorizou também a realização de Tomada de Contas Especial para todos os inadimplentes. Conseqüência imediata da inadimplência no âmbito do TCE, a Tomada de Contas é o mecanismo que permite ao Tribunal analisar, no próprio município, as contas dos gestores que descumpriram a obrigação constitucional de encaminhá-las no prazo.
Além da Tomada de Contas Especial, o TCE decidiu também que vai pedir a intervenção nos municípios cujos prefeitos reeleitos deixaram de prestar contas. Ainda nesta semana o pedido será encaminhado ao Ministério Público Estadual (MPMA), a quem cabe solicitar essa providência do Poder Judiciário.
FONTE:
http://www.tce.ma.gov.br/site/noticiapage/398;jsessionid=1373FCB72D52B214ECA97F02116038E0
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Toda pessoa tem direito à liberdade de opinião e expressão; este direito inclui a liberdade de, sem interferência, ter opiniões e de procurar, receber e transmitir informações e idéias por quaisquer meios e independentemente de fronteiras. Vale lembrar: a Constituição Federal brasileira de 1988 veda o anonimato.
CONHEÇA A LISTA DE CURSOS 24 HORAS, VOCÊ É MEU INDICADO PARA EFETIVAR SEU CADASTRO AQUI
BLOG PESSOAL DO RADIALISTA CHAGAS FREITAS
A Constituição Federal no inciso IV do artigo 5 garante a livre manifestação de pensamento mas veda o anonimato.