Oportunidade

terça-feira, 12 de maio de 2009

NARCOTIZAR O CIDADÃO

Por volta de 700 a.C. surgiu na Grécia a tecnologia mais excludente que o homem já produziu: o alfabeto. De lá pra cá, o mundo passou a ser também lido, e não mais somente falado. Assim, quem não soubesse ler estaria excluído desse novo mundo das letras. Fenômeno semelhante ocorre agora com a mídia. Vivemos em plena era da mídia. Portanto, ou a estudamos e a compreendemos ou podemos ser chamados de "midiotas", já que sem a compreensão dos processos midiáticos somos todos massa de manobra de seus interesses nada altruísticos ou democráticos.
Diante do exposto, entendo que o estudo da mídia é fundamental, porque vivemos num universo midiático, nossa mente já é midiática, assim como o é também, alfabética, desta forma, para que deixemos de ser "midiotas", temos de ser capazes de decifrar, apreciar, criticar e compor cenários de mídia, por nossa própria cabeça, e não através da própria mídia como ocorre atualmente.
A mídia exerce seu poder de encantamento sobre a sociedade e de roldão nos narcotiza e engana, tendo como aliados o péssimo nível de educação fornecido pelo governo e a conseqüente falta de leitura. Cada vez mais as pessoas lêem menos, sendo que cada linha demanda um julgamento. Portanto, com a capacidade de julgamento prejudicada pela falta de hábito, passamos a achar cada nova catástrofe, seja ela social ou política, menos importante que a anterior. E na busca em proporcionar espetáculos cada vez maiores ao público, somos expostos a toda sorte de atrocidades, roubalheiras, escândalos que ocorrem debaixo dos nossos narizes de palhaços, já por demais midiotizados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Toda pessoa tem direito à liberdade de opinião e expressão; este direito inclui a liberdade de, sem interferência, ter opiniões e de procurar, receber e transmitir informações e idéias por quaisquer meios e independentemente de fronteiras. Vale lembrar: a Constituição Federal brasileira de 1988 veda o anonimato.

CONHEÇA A LISTA DE CURSOS 24 HORAS, VOCÊ É MEU INDICADO PARA EFETIVAR SEU CADASTRO AQUI

BLOG PESSOAL DO RADIALISTA CHAGAS FREITAS

A Constituição Federal no inciso IV do artigo 5 garante a livre manifestação de pensamento mas veda o anonimato.