Oportunidade

quarta-feira, 13 de maio de 2009

Ouvidoria do município surpreende bastidores

A Ouvidoria Geral do Município de Imperatriz tem se destacado e cumprido um importante papel na gestão do prefeito Sebastião Madeira, sob a responsabilidade do sindicalista e estudante de Direito, Daniel Pereira de Souza.

Tido outrora como um homem polêmico e intransigente, Daniel surpreendeu aqueles que apostaram no fracasso do prefeito ao indicar o sindicalista para um cargo que requer antes de tudo paciência para ouvir e sabedoria ao buscar a solução no encaminhamento das diversas demandas ou reclamações da população, numa cidade em que os governantes nunca se preocuparam em ouvir o povo e resolver seus problemas mais sofridos.

Daniel tem sido um grande articulador, ajudando a resolver problemas internos do governo, procurado também manter conversações e negociações com instituições, entidades sociais, sindicatos e até mesmo empresas, demonstrando que Madeira acertou ao indicar para a Ouvidoria alguém que na luta sindical acumulou experiência no trato com pessoas e entidades representativas.

Imprimindo um caráter diferente da Ouvidoria passada, que no máximo servia para monitorar as atividades dos demais membros do governo, numa espécie de espionagem, sem dar a mínima para os reclamos de quem ali buscava uma solução, agora o cidadão ou cidadã que procura a Ouvidoria obtém uma resposta em no máximo 72 horas, dependendo da complexidade do problema. Para tanto, a Ouvidoria Geral, que funciona no prédio da prefeitura na Rua Rui Barbosa, atende nos dois períodos, pela manhã e a tarde.

Segundo Daniel, a Ouvidoria recebe em média 12 reclamações por dia, das quais 70% dizem respeito ao setor de saúde; as demais versam sobre iluminação pública ou infraestutura. Indagado por que esse índice tão alto em relação à saúde, diz ser por dois motivos: “Primeiro pela complexidade do setor e segundo porque herdamos uma Saúde que não funcionava e os problemas não eram encarados. Nesse governo não fugimos dos problemas, buscamos resolvê-los”, dispara.

A Ouvidoria Geral do Município está atuando como uma espécie de embaixada na Saúde, para atender reclamações dos usuários do SUS, enquanto este não implanta sua própria Ouvidoria.

Como conhecedor das questões sindicais, Daniel tem tido um papel relevante nas negociações mais recentes com os agentes de Saúde. Com o aval e a boa vontade do prefeito Madeira, Daniel vem mantendo processo de negociação com a categoria tendo como resultado da negociação o piso básico desses profissionais, que era de R$ 465,00 e passou para R$ 581,00. Da mesma forma negociou com os agentes de endemias, cujo piso salarial passou de R$ 465,00 para 520, 00, mais isonomia salarial para os próximos anos. “Ambas as partes ficaram satisfeitas com o resultado da negociação coletiva e isso é bom para esses profissionais, é bom para o governo e a própria comunidade”, diz Daniel, informando que ainda com relação ao setor de Saúde, a Ouvidoria Geral interviu e resolveu o problema da gratificação concedida a funcionários que trabalham exclusivamente em hospitais públicos, em conformidade com a legislação municipal vigente. O ouvidor afirmou que as próximas negociações de sua pasta com a área da Saúde serão com os Odontólogos e com os médicos das mais diversas especialidades.

Atualmente a prefeitura, por intermédio da Ouvidoria, negocia com os servidores da educação. Esse processo já se encontra em sua rodada final e deve ser concretizado nesta semana. “De qualquer maneira, já tivemos um avanço, uma vez que ficou concedido vale alimentação para os auxiliares do Magistério”, informou o Ouvidor.

Uma dívida com a Oi Telemar ainda deixada pela administração Jomar Fernandes e não paga nem negociada na gestão Ildon Marques, também está sendo solucionada pela ação da Ouvidoria, que sob a determinação prefeito Madeira, sentou com os representantes da empresa de comunicação Oi Telemar no sentido de negociar o débito e quitar a inadimplência herdada de administrações anteriores. No encontro também ficou acertado que brevemente a prefeitura voltará a contar com telefones em todas as secretarias e um 0800 para a Ouvidoria Geral do Município. “Esse 0800 será um elo entre a comunidade e a prefeitura, de forma que a pessoa faça sua reclamação fazendo sua ligação gratuitamente”, disse.

Sobre a relação do governo municipal com as associações de moradores e demais entidades sociais, Souza informou que sua equipe está cadastrando todas as entidades representativas da sociedade com o objetivo de promover, no próximo mês de junho um grande congresso quando será discutido o papel das associações na construção da cidadania e melhoramento da cidade. “Desta forma oi prefeito Madeira quer dar a oportunidade a todos que desejarem participar da administração da cidade, com sugestões que busquem de maneira comunitária resolver as diversas mazelas que afligem nossa cidade”, concluiu. Do blog do Josué Moura.

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