Data de Publicação: 5 de maio de 2009
Reconstrução e melhorias habitacionais, recuperação de pontes e estradas, distribuição de cestas básicas e remédios estão entre as necessidades mais urgentes apontadas pelos prefeitos de municípios atingidos pelas enchentes. Eles se reuniram nesta segunda-feira (4), no Palácio dos Leões, em São Luís, com a governadora Roseana Sarney, secretários de estado, deputados e federais.
Roseana Sarney afirmou que todas as medidas estão sendo tomadas para acolher as famílias e conclamou toda a sociedade a ajudar no atendimento às vítimas. Os prefeitos receberam orientações sobre o preenchimento correto do Formulário de Avaliação de Danos (Avadan), documento que habilita os municípios a receberam ajuda do governo federal.
Segundo a Defesa Civil Estadual 41 municípios maranhenses foram afetados pelas enchentes, sendo que 29 estão em situação de emergência. É o caso de Pedreiras, na região do Médio Mearim, um dos mais atingidos.
O prefeito de Pedreiras, Lenoilson Passos, disse que a situação é cada vez mais crítica. Nas últimas 48 horas o Rio Mearim subiu 55 cm. Atingiu os locais em que estavam algumas famílias desabrigadas que estão sendo remanejadas.
“Estamos controlando a situação com o apoio de equipes de saúde e de assistentes sociais”, afirmou Lenoilson Passos. “Depois vamos precisar de recursos para reconstruir a cidade”.
O prefeito de Rosário, Marcone Bimba, disse que há 30 anos o Rio Itapecuru não subia tanto quanto subiu agora. São dezenas de povoados e mais de seis bairros debaixo d’água. Rosário também está entre os municípios que decretaram situação de emergência. São mais de 300 famílias desabrigadas, mais de três mil pessoas desalojadas e mais de 6 mil afetadas pelas enchentes.
O presidente da Assembléia Legislativa, deputado Marcelo Tavares, também participou da reunião. “Os maranhenses merecemos uma atenção especial por parte da União. Queremos a mesma atenção, a mesma preocupação do governo federal para as dificuldades que atravessamos neste momento”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Toda pessoa tem direito à liberdade de opinião e expressão; este direito inclui a liberdade de, sem interferência, ter opiniões e de procurar, receber e transmitir informações e idéias por quaisquer meios e independentemente de fronteiras. Vale lembrar: a Constituição Federal brasileira de 1988 veda o anonimato.
CONHEÇA A LISTA DE CURSOS 24 HORAS, VOCÊ É MEU INDICADO PARA EFETIVAR SEU CADASTRO AQUI
BLOG PESSOAL DO RADIALISTA CHAGAS FREITAS
A Constituição Federal no inciso IV do artigo 5 garante a livre manifestação de pensamento mas veda o anonimato.